“Vocês são o reflexo da perseverança e da tenacidade! Obrigado a cada um de vocês por colocar o nome do Equador no topo”, comemorou o Ministério do Esporte em sua conta no Twitter depois que o país foi coroado líder em todas as categorias do evento.
Uma das estrelas da competição, que terminou neste domingo na cidade de Guayaquil, foi Tamara Salazar, que dominou entre as mulheres de seu peso ao levantar 105 kg no arranco e 140 no arremesso, totalizando 245 kg.
Enquanto isso, o tricolor Dixon Arroyo conquistou três medalhas de ouro na categoria acima de 109 kg.
A Argentina, por sua vez, ficou em segundo lugar na classificação geral, com 45 medalhas de ouro, 32 de prata e 25 de bronze, em um total de 102, enquanto o Chile ficou em terceiro lugar, seguido pelo Brasil e pelo Peru.
O Campeonato Sul-Americano de Levantamento de Peso foi realizado em Guayaquil de 5 a 9 de julho e também contou com a participação de atletas da Bolívia, Uruguai, Panamá, Paraguai e Aruba.
Essa competição regional, embora não seja classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, serviu de preparação para os atletas para os Jogos Pan-Americanos deste ano, que serão realizados em Santiago do Chile.
ro/avr/bm