A represa de Paso Severino registrou 1.886.456 milhão de metros cúbicos de água, o que representa 2,8% do seu fluxo normal.
O aumento se deve ao escoamento das chuvas que ocorreram na terça e quinta-feira da semana anterior, em meio à emergência hídrica declarada em uma região onde vivem quase dois milhões de habitantes.
Enquanto isso, a Obras Sanitarias del Estado informou que o consumo de água diminuiu. No domingo, foi de 505.581 metros cúbicos e, na segunda-feira, caiu para 498.879 metros cúbicos.
Os valores de cloreto na água da torneira eram mais altos em duas linhas de bombeamento para a capital, enquanto os valores de sódio estavam abaixo do permitido pelo Ministério da Saúde Pública na contingência de água.
Por sua vez, o presidente Luis Lacalle Pou disse que a situação continua complexa, apesar do fato de as chuvas terem ajudado.
Ele acrescentou que o trabalho de infraestrutura para trazer água do rio San José para Paso Severino está progredindo “bastante rápido” e enfatizou que a embaixada uruguaia no Brasil está tomando todas as providências necessárias para a chegada, o mais rápido possível, de 14 quilômetros de tubulações para essa transferência.
lam/ool/bm