“É possível que o uso deste tipo de munição mude a situação e, claro, obrigue a Rússia a tomar certas contramedidas”, mas é um assunto que corresponde exclusivamente ao Ministério da Defesa”, explicou o porta-voz.
Anteriormente, os serviços operacionais da região de Zaporozhye relataram que as Forças Armadas ucranianas bombardearam a cidade de Tokmak usando munições cluster.
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que se os Estados Unidos fornecerem munições cluster à Ucrânia, as forças de seu país serão forçadas a usar meios de destruição semelhantes.
Shoigu acrescentou que a Rússia se absteve de usar munições cluster durante sua operação militar especial, ciente da ameaça que representam para a população civil. Para ele, o fornecimento desse tipo de munição pelos estadunidenses vai prolongar o conflito.
Por sua vez, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitri Medvedev, disse que o país eurasiano deveria usar seus estoques de munições cluster após o atentado de Tokmak.
mgt/gfa/cm