A delegação oficial da república islâmica foi recebida pelo presidente do Quênia, William Ruto, refere um comunicado do Executivo enviado à comunicação social.
O itinerário do visitante persa, previsto para três dias, deveria ter começado na véspera, mas foi adiado por várias horas para traçar importantes memorandos de entendimento essenciais para o sucesso da viagem, segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores divulgado nesta capital.
Kampala, em Uganda; e Harare, no Zimbábue, são as outras duas capitais incluídas na viagem, a primeira de um governante persa à África há 11 anos.
Esse período foi marcado por eventos importantes para a república islâmica, incluindo a negociação de um acordo nuclear de Teerã com as cinco potências membros do Conselho de Segurança da ONU, Rússia, Estados Unidos, China, França e Reino Unido, e Alemanha que não integra o órgão.
O pacto foi aceito pelas partes, exceto os Estados Unidos que, a pedido de Israel, seu principal aliado no Oriente Médio, colocou obstáculos na assinatura do pacto e, portanto, no fim das sanções contra o Irã, incluindo a devolução de bilhões de dólares em bancos ocidentais.
mgt/msl/cm