Uma visita hoje à exposição é uma das atrações que este projeto de verão do Escritório do Historiador da Cidade de Havana (OHCH) organizou para os meses de julho e agosto, desta vez, ao longo da rota de Servando Cabrera Moreno, considerado um dos artistas mais importantes das artes plásticas.
Cabrera é autor de mais de 130 pinturas, incluindo retratos a carvão, pinturas a óleo, gravuras e outras técnicas.
A Rota Especial desta quinta-feira contará com uma apresentação de Rosemary Rodriguez, Diretora Sul do Museu-Biblioteca que leva o nome do artista, uma estudiosa de sua vida e obra.
Um criador prolífico da academia, da qual mais tarde ele se separou para romper gradualmente com os cânones acadêmicos, esse foi Cabrera, embora seus estudos tenham sido feitos na Escola de Belas Artes de San Alejandro, enfatizou o especialista há alguns meses na 1ª Conferência Internacional sobre Patrimônio.
Cabrera foi nutrido pela seiva de Pablo Picasso, acrescentou o especialista, e foi a maior influência em seu trabalho.
Em todos os seus estágios criativos, esse artista navegou sob a influência do Picasso dos períodos azul, rosa e neoclássico, viajou pela Espanha, Itália e Grécia, visitou o México e a América Central pela primeira vez, e isso foi até o fim de sua produção.
A casa de Servando Cabrera foi a grande casa da Bellas Artes, disse o curador da exposição retrospectiva “La memoria de los borrados”.
Como parte desse itinerário, a OHCH, em coordenação com instituições culturais, educacionais e turísticas, possibilitou que esse último setor integrasse o programa Andar la arquitectura, com planos de reutilização e renovação arquitetônica.
Os roteiros Routes and Walks levarão todos em casa para desfrutar de um tipo diferente de verão, de museu em museu, caminhadas por espaços públicos e virtuais, roteiros temáticos e workshops.
Rotas para desfrutar de um espaço com a família e Andares que representam um farol de relações entre os habitantes da capital e os valores patrimoniais para amar esta Havana.
jcm/dpm/bm