23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente do Equador se reúne com autoridades de Madri, Espanha

Presidente do Equador se reúne com autoridades de Madri, Espanha

Madri, 14 jul (Prensa Latina) O presidente equatoriano Guillermo Lasso se reuniu hoje na Espanha com o prefeito da capital, José Luis Martínez-Almeida, e com o chefe da Comunidade de Madri, Isabel Díaz Ayuso, ambas do Partido Popular de direita.

A visita do Chefe de Estado a esta nação europeia faz parte de uma escala prévia à sua participação na Cimeira União Europeia-Comunidade de Estados Latino-Americanos e das Caraíbas (Celac), que decorrerá em Bruxelas, na Bélgica, nos dias 17 de julho e 18 .

No encontro com Martínez-Almeida, o presidente defendeu sua decisão de dissolver a Assembleia Nacional (Parlamento) com a cruz da morte, supostamente para resolver a crise política, embora tenha ocorrido quando o Legislativo promovia um julgamento político contra ele.

Segundo um comunicado oficial, Lasso falou sobre a cooperação internacional permanente entre o Governo do Equador e a Prefeitura de Madri, onde vivem cerca de 93.000 equatorianos, dos 430.000 residentes em território espanhol.

O chefe do Executivo da nação sul-americana também conversou com o líder do governo de Madri, Díaz Ayuso, sobre questões de cooperação e assistência técnica para proteger a água e enfrentar o fenômeno El Niño.

O presidente comunicou a ambas as autoridades sua intenção de solicitar um espaço de uso gratuito para instalar na Espanha a Casa do Equador, projeto de divulgação da cultura do país andino e que pode servir de vitrine turística e de investimentos.

Por outro lado, Lasso entregou a cidadania equatoriana ao escritor Sergio Ramírez, uma das pessoas cuja nacionalidade foi retirada pelo Governo da Nicarágua por traição à Pátria.

Antes de partir para a capital espanhola, Lasso comentou que lá fará reuniões oficiais para suspender a obrigatoriedade do visto Schengen para os cidadãos do seu país e, após a cimeira de Bruxelas, viajará para os Estados Unidos.

Esta é a quarta viagem internacional do chefe do Executivo equatoriano neste ano.

Nesta ocasião, a sua saída do território nacional ocorre quando o país se encontra imerso na campanha anterior às eleições extraordinárias convocadas para eleger o seu sucessor e os deputados à Assembleia, após o próprio governante ter aplicado a morte de cruz em Maio passado.

lam/avr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES