23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Defender uma relação UE-Celac sem interferências

centella-raoul

Defender uma relação UE-Celac sem interferências

Por Waldo Mendiluza, correspondente especial
Bruxelas, 17 jul (Prensa Latina) Líderes de forças políticas europeias pediram hoje uma relação entre a União Europeia (UE) e a América Latina e o Caribe sem interferências e com respeito mútuo.

Ao comentar sobre o início da 3ª Cúpula entre a UE e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), o presidente do Partido dos Trabalhadores da Bélgica (PTB), Raoul Hedebouw, considerou o fórum de dois dias uma oportunidade única para forjar relações de igualdade.

Este é um evento crucial e uma grande oportunidade para que a UE deixe de seguir os Estados Unidos e se aproxime de outros povos do mundo com laços iguais, disse ele à Prensa Latina.

Também expressou sua expectativa de que a 3ª cúpula birregional esteja comprometida com um diálogo de respeito entre as partes, o que, em sua opinião, exige um distanciamento do bloco de 27 países da visão da política externa dos EUA.

Por sua vez, o presidente do Partido Comunista da Espanha, José Luis Centella, pediu um fórum bem-sucedido para o benefício dos povos de ambos os lados do Atlântico.

Vivemos em um mundo complicado, no qual precisamos que a UE e a Celac avancem em direção a relações horizontais de amizade e cooperação, disse ele à Prensa Latina.

O líder político espanhol também pediu laços birregionais livres de pressões estrangeiras, em particular “do império americano”.

É por isso que convocamos paralelamente a Cúpula dos Povos de Bruxelas-2023, para garantir que a voz de nossos movimentos sociais e forças progressistas seja ouvida pelos líderes que se reunirão aqui, enfatizou.

Para Centella, a 3ª Cúpula UE-Celac deve ser um fórum para acordos e paz, bem como um freio à interferência.

Nossa expectativa e nosso apelo dos povos é que, na terça-feira, quando a reunião oficial dos líderes terminar, haja um consenso para trabalharmos juntos em benefício dos povos e para pôr fim, de uma vez por todas, ao colonialismo e à interferência.

mem/wmr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES