O Ministério de Gerenciamento de Emergências informou que duas equipes de reconhecimento das Forças Armadas do Canadá foram destacadas durante este dia, incluindo uma terrestre.
A declaração ministerial destacou que as tropas também farão avaliações para elaborar planos de alocação de recursos federais adicionais.
Com cerca de 380 incêndios na área, o Canadian Interagency Wildland Fire Center diz que a província tem o maior número de incêndios atualmente afetando o país.
O número de incêndios altamente visíveis, ameaçadores ou potencialmente prejudiciais aumentou para 23, e mais de 70 alertas de evacuação foram emitidos ontem, muitos agrupados em várias regiões do interior central.
Isso vem além de uma ordem emitida na sexta-feira cobrindo quase 1.000 milhas quadradas na área de Lhoosk’uz, a oeste de Quesnel e outras áreas.
Durante esta temporada recorde de incêndios florestais no Canadá, 100.000 quilômetros quadrados de terra queimada já foram registrados, de acordo com uma reportagem da CTV News.
O boletim de seca da província mostra que mais de metade do território está classificado no nível de seca quatro de um total de cinco, e quatro das 34 bacias estão classificadas no nível mais severo, o que significa que os impactos adversos são quase certos.
O Canadian Drought Monitor mostra que vastas áreas são consideradas anormalmente secas, com vários bolsões de seca extrema na Colúmbia Britânica e Alberta, no oeste.
ro/ifs/ls