Segundo a Secretaria de Comunicação e Imprensa do país sul-americano, o encontro aconteceu no edifício Berlaymont, sede do CE.
O objetivo do acordo é avançar na colaboração no setor entre a Argentina e a União Européia (UE) para alcançar os objetivos em termos de energia limpa e luta contra a mudança climática, diz um comunicado oficial.
Além disso, especifica que esta etapa é resultado de conversas realizadas entre ambas as partes em junho de 2022 em Buenos Aires.
Durante a reunião, os representantes da UE expressaram seu interesse em trabalhar com a nação latino-americana para enfrentar a crise gerada pela guerra na Ucrânia e as autoridades argentinas expressaram suas aspirações de tornar o país um fornecedor sustentável e confiável de alimentos e energia .
Prevê-se o reconhecimento do gás natural como vetor nas transições energéticas e a formulação de um plano de utilização da infra-estrutura de transportes de forma a acelerar a exportação e embarque para a UE, indicou o Secretariado.
Ambas as partes se comprometeram a apoiar e facilitar os investimentos necessários para aumentar o comércio; desenvolver as indústrias de hidrogênio, fontes renováveis e eficiência nos respectivos territórios como parte de cadeias de valor sustentáveis; e respeitar o Acordo de Paris, acrescentou.
Como parte do memorando, estão previstas reuniões anuais para monitorar sua aplicação e tratar de outras questões.
Fernández está em Bruxelas para participar da III Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da UE e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos.
Além da nomeação, a agenda do presidente inclui encontros bilaterais e outros relacionados aos vínculos entre o bloco europeu e o Mercado Comum do Sul.
mem/gas/ls