O documento destaca a vinculação aqui do planejamento da transição energética com políticas para promover o investimento em energia limpa, nacional e internacionalmente.
Essas declarações apoiam os números do Banco Central, que revelam que no primeiro trimestre deste ano a colocação de capital nesse ramo cresceu 82 porcento em comparação com o mesmo período do ano anterior, seguido pelo turismo, com um aumento de 14 porcento.
De acordo com o relatório, a nação caribenha busca diversificar seu fornecimento de energia, simplificar a dependência das importações de combustíveis fósseis e incentivar o investimento privado.
Também tem como objetivo reduzir o impacto ambiental desses combustíveis, descentralizar a produção de energia e biocombustíveis e promover a concorrência entre os fornecedores.
Afirma ainda que o Plano Nacional de Energia 2022-2036, tal como concebido, visa assegurar o desenvolvimento sustentado dessa área por meio do efeito conjunto de medidas, ações e políticas públicas a serem implementadas, incluindo a modernização do setor.
rgh/mpv/glmv