O Vice-Ministério de Saúde Coletiva e sua Diretoria Geral de Epidemiologia e a Diretoria de Gestão de Riscos desse ministério indicaram que Pelty Reneta, 25 anos e recém-chegado do Haiti, foi diagnosticado com Vibrio Cholera Serogroup 01, uma bactéria conhecida principalmente por ser responsável pela epidemia de cólera.
Os 11 pacientes, todos haitianos, foram internados na semana passada nos hospitais Jaime Mota e Enriquillo, na província de Barahona, com sintomas semelhantes aos causados pelo cólera.
Reneta foi internada no centro médico Jaime Mota no dia 10 de julho, onde após ser estabilizada e receber o tratamento correspondente, a amostra foi coletada e enviada ao Laboratório Nacional Doutor Defillo.
Segundo a pasta de saúde, os pacientes receberam alta e estão estáveis, enquanto seguem o tratamento indicado por apresentarem outros patógenos, como Shiguella, Salmonella, Áscaris Lumbricoides e Estamoeda, obtidos nos resultados laboratoriais.
Informou que depois desse episódio, até o momento, não foram notificados outros pacientes suspeitos, e garantiu que não há evidências ou relatos oficiais de mortes por cólera naquele território.
O diretor provincial interino da saúde de Barahona, Edwin Batista, liderou na semana passada a operação casa a casa em Los Cocos, no sudoeste do país, para explicar à população as medidas de higiene a adoptar para evitar a cólera e outras doenças .
Um caminhão do Instituto Nacional de Água Potável distribuiu o líquido entre os moradores da área porque se presumiu que a causa do possível surto poderia ser os poços improvisados pelos moradores.
ro/mpv/ls