Na sede da Uneac nesta capital, o legado de Carbonell um século depois de seu nascimento será o foco de um painel composto pelo presidente honorário da organização, Miguel Barnet, o vice-presidente Pedro de la Hoz e o presidente da Fundação Nicolás Guillén, Nicolás Hernández Guillén, anunciaram os organizadores da reunião no Twitter.
Por ocasião do centenário do importante artista nascido em Santiago de Cuba, a ser comemorado em 26 de julho, estão sendo realizadas atividades em todo o país para celebrar a vida e a obra prolífica do aquarelista da poesia antilhana.
Na recém-encerrada Fiesta del Fuego, realizada na cidade natal de Carbonell, muito espaço foi dedicado ao reconhecimento de seus valores artísticos, seus dons como contador de histórias orais e sua personalidade carismática, que tocou profundamente o gosto do público cubano.
Barnet, presidente honorário da Uneac, definiu-o como o auge da narração oral, a expressão das alegrias mais profundas da alma coletiva, a satisfação dos apetites cotidianos, onde não apenas a alegria, mas também a reflexão têm suas raízes mais profundas.
rgh/dla/glmv