Nos debates prévios ao primeiro período ordinário de sessões da Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento), o presidente assinalou que a Política de Atenção Integral a Crianças, Adolescentes e Jovens é uma projeção transversal para a sociedade.
Durante a apresentação, debate e aprovação do projeto de parecer sobre a política na Comissão de Atenção à Juventude, Infância e Igualdade de Direitos da Mulher, o líder da nação caribenha enfatizou que é necessário que todos os atores da população opinem de forma responsável para enriquecer essa iniciativa.
Ele explicou que a política é o resultado de várias reuniões com jovens de diferentes setores da sociedade e do trabalho coeso de um grupo multidisciplinar, que sugeriu a ampliação do processo de criação de políticas públicas.
Ele insistiu na necessidade de levar em conta as complexidades atuais ao implementá-la, pois ela sempre terá de ser gradual.
O chefe de Estado destacou que a política se tornará um plano de ação e espera-se que, desde o primeiro momento, os novos recursos que ela oferece comecem a ser aplicados.
Ele considerou que é importante continuar aprofundando e debatendo na sessão plenária do parlamento – uma ação que ocorrerá na próxima sexta-feira – para que todas as opiniões possam ser ouvidas.
Díaz-Canel também enfatizou que a implementação da política deve ser acompanhada pela responsabilidade das organizações e instituições envolvidas, porque a abordagem interdisciplinar e intersetorial significa que todos devem estar envolvidos.
Ela também disse que a política exige uma série de deveres na participação dos jovens.
Yamila Ferrer, deputada e vice-presidente da União de Juristas de Cuba, comentou com exclusividade à Prensa Latina que a política tem vários eixos transversais que abordam todas as áreas da vida, crianças, adolescentes e jovens, e que propõe ações de curto, médio e longo prazo.
Acrescentou que o objetivo é permitir que esses grupos etários se desenvolvam na sociedade atual, participem ativamente e sejam protagonistas do projeto social.
Ressaltou que tem foco na educação, saúde, recreação, prevenção, atenção às situações de violência, indisciplina social, o que significa que está atendendo à diversidade de crianças, adolescentes e jovens.
Acrescentou que há também uma estreita relação com outros programas fundamentais na ilha, como o Programa Nacional para o Avanço da Mulher e o Programa contra a Discriminação Racial.
rgh/mpp/glmv