Por ocasião do 55º aniversário do hospital Eduardo Agramonte Piña desta cidade, cerca de 200 especialistas, médicos, estudantes e investigadores debateram nesta reunião científica questões cruciais para esta prática cirúrgica na atualidade.
Uma série de temas fundamentais pelo seu impacto social, como os relacionados com a cirurgia do recém-nascido e do lactente, a cirurgia de acesso mínimo, os tumores, outros relacionados com o traumatismo, ou seja, um amplo espetro que dará lugar a resultados importantes que melhorarão a qualidade de vida do paciente e o nosso próprio trabalho”, segundo Mauro Castelló, especialista de segundo grau.
A experiência internacional de colaboração em países como Belize e Haiti dá-lhe um forte apreço pelo cuidado das crianças. Quase 20 anos de trabalho encheram-no de anedotas, tanto em Cuba como no estrangeiro, desde 2005.
Quando se tem um filho grave, isso muda sempre a vida, a família e as expectativas. As experiências foram muitas, somos uma família trabalhadora que partilha os riscos, faz parte da profissão de médico porque lidamos com a vida de crianças pequenas. Mas é aí que reside a arte da cirurgia pediátrica”, disse à Prensa Latina.
Reuniões como esta Conferência Científica, onde mais de uma centena de trabalhos foram apresentados por residentes em pediatria, cirurgia pediátrica, pedopsiquiatria e outras especialidades, são mais do que úteis, particularmente num país que tem sido seriamente afetado por questões económicas relativas ao acesso a medicamentos e equipamentos.
Como é que se lida com a escassez e a falta de materiais para o trabalho em saúde infantil?
Não temos justificação quando falamos da vida das crianças. As anedotas são diárias devido ao impacto visível nos recursos, etc., mas a criatividade e a capacidade de adaptação têm sido fundamentais. Manter as coisas a funcionar é um desafio para nós e para o sistema, mas a nossa missão é levá-lo por diante”, concluiu.
Os médicos, cuja especialização gira em torno do cuidado das crianças na região entre o leste e o centro do país, estão a trabalhar com conferências científicas como esta para garantir que em Cuba, para além do acesso aos cuidados de saúde, o cuidado das crianças continue a ser a premissa fundamental do governo cubano, que tem nelas o seu tesouro mais precioso.
lam/fam/glmv