Os dois responsáveis mantiveram um encontro no gabinete presidencial do Palácio Federal Legislativo, onde foram acompanhados pelas respectivas delegações.
A visita do alto funcionário palestiniano ratifica a solidariedade e a amizade entre os dois povos, que se consolidaram com a chegada do Comandante Hugo Chávez (1954-2013), que em 27 de abril de 2009 reconheceu o Estado da Palestina e estabeleceu relações diplomáticas.
Desde então, os dois países assinaram vários acordos de cooperação em áreas como a educação, a economia, o comércio, a energia, a agricultura, a cultura, o turismo, a comunicação, o desporto, a defesa, a segurança e a saúde, de acordo com o sítio Web do Parlamento.
Rodríguez estava acompanhado pelo primeiro e segundo vice-presidentes do poder legislativo, Pedro Infante e América Pérez, respetivamente, e pela subsecretária María Alejandra Hernández.
A delegação palestiniana era composta pelo embaixador em Caracas, Fadi Alzaben, e pelo membro do Comité Geral da Organização de Libertação da Palestina e autor do livro “Chávez Between the Lines”, Abdalnasser H. Y. Alaraj.
Além de Ahmed R. A. Fattouh, diretor e porta-voz do Conselho Nacional Palestiniano; e Maha Abusalim, chefe dos Assuntos Consulares da missão diplomática na Venezuela.
Como parte da sua agenda em Caracas, Fattouh teve uma reunião na segunda-feira com o primeiro vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela, Diosdado Cabello, que ratificou a posição do Governo de Nicolas Maduro na defesa inabalável da causa do povo da Palestina.
Cabello sublinhou que o chefe de Estado sempre foi coerente com a luta do povo palestiniano, tal como o comandante Hugo Chávez.
Nunca encontrarão uma mensagem morna sobre esta questão, é a linha do governo e da Revolução Bolivariana ‘estar aliada a esta luta até que a vitória seja alcançada’, afirmou.
Estou certo de que, mais cedo ou mais tarde, será feita justiça para que o povo palestiniano possa ser livre”, disse Fattouh, que também é membro da Assembleia Nacional.
Fattouh disse, por seu lado, que Chávez está sempre no coração do povo palestiniano por toda a sua solidariedade permanente e por levantar sempre a sua voz pela justiça e pela paz na Palestina.
oda/jcd/glmv