No primeiro desses mercados o barril de petróleo cru Texas Intermediate (WTI) foi cotado a 78,74 dólares, depois de um aumento de 2,17 porcento.
Em Londres, o petróleo bruto Brent do Mar do Norte subiu 2,06 porcento e terminou o dia a 82,74 dólares.
Os especialistas observaram que tanto o WTI como o Brent, os crudes de referência nos seus respectivos mercados, fecharam segunda-feira acima das suas médias móveis de 200 dias, que têm sido pontos-chave de resistência desde agosto de 2022.
Bob Yawger, chefe de futuros de energia do Mizuho Bank, disse que um fechamento acima da média móvel de 200 dias geralmente interrompe as vendas especulativas e atrai os comerciantes que procuram novos pontos de entrada.
Fontes de ambos os mercados comentaram que os dois contratos de referência do petróleo bruto já completaram quatro semanas consecutivas de ganhos acumulados.
A taxa de crescimento do preço do petróleo bruto foi de cerca de 1,5 porcento, devido aos cortes de oferta pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e cerca de 10 grandes nações produtoras de petróleo aliadas lideradas pela Rússia, um grupo conhecido como OPEP+.
oda/rs/glmv