Inaugurado na véspera e com encerramento previsto para esta quarta-feira, o fórum pretende promover sistemas agroalimentares mais inclusivos e sustentáveis.
Fontes do Itamaraty informaram à Prensa Latina que durante sua estada na cidade sede da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o vice-ministro intervém em debates considerados chave.
Entre esses temas, destaca-se a cadeia de valor em sistemas agroalimentares resilientes com crescimento inclusivo, prevenção e redução da perda e desperdício de alimentos.
O encontro analisa os avanços dos países no último biênio na transformação dos modelos existentes de produção, distribuição e comercialização de alimentos no mundo.
Cerca de dois mil delegados de 120 países, incluindo 20 chefes de estado e de governo, participam deste fórum.
A Cúpula ocorre em um momento de ameaças à espécie humana devido a crises sistemáticas e múltiplas, como alimentar, hídrica, energética, climática, sanitária, econômica, comercial e social.
Falando na abertura, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que mais do que sobre sistemas alimentares, a conferência é sobre pessoas carenciadas e a necessidade de cumprir um dos direitos humanos mais básicos: o da alimentação, precisou um relatório institucional.
“Em um mundo de fartura, é ultrajante que as pessoas continuem sofrendo e passando fome”, lamentou Guterres.
Os relatórios da FAO estimam que mais de três mil e 100 milhões de seres humanos (42 por cento da população mundial) não poderão ter uma alimentação saudável em 2021, e alertam que se não forem aplicadas medidas imediatas, as pessoas com desnutrição crônica somarão 600 milhões.
A reunião foi convocada pelo Secretariado-Geral da ONU em colaboração com o Programa Alimentar Mundial, o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e a FAO.
Dois anos após a Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares, esta cúpula incentiva os governos e muitas outras partes interessadas a se reunirem para discutir os desafios e compartilhar sucessos e desafios para fazer as mudanças necessárias.
rgh/jpm/dna