De acordo com um relatório da Xinhua, o ministro das Relações Exteriores do país asiático, Wang Yi, fez essas observações durante sua reunião em Ancara com o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan.
“A China apoia a Turquia na busca de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais e na salvaguarda de sua independência nacional, soberania e direitos e interesses legítimos”, acrescentou o diplomata.
O ministro das Relações Exteriores defendeu o reforço da confiança estratégica mútua, o aprofundamento da cooperação em vários campos e a injeção de novo impulso no desenvolvimento dos laços bilaterais.
Wang pediu o aperfeiçoamento dos mecanismos de cooperação bilateral, bem como o aumento da sinergia entre a Iniciativa do Cinturão e Rota e o projeto Corredor do Meio da Turquia.
Ele expressou a vontade do gigante asiático de importar mais produtos turcos de qualidade, apoiar as empresas dos dois países a fazer comércio nas moedas locais e incentivar mais empresas chinesas a investir naquela nação.
Por seu lado, Fidan atribuiu grande importância às relações com Beijing, rejeitou a campanha de difamação que pretende conter o desenvolvimento da China e manifestou o seu apoio à integridade territorial do gigante asiático.
Ele também elogiou as iniciativas globais propostas pelo presidente chinês, Xi Jinping, e expressou o desejo de Ancara de trabalhar em coordenação mútua para estreitar os laços.
Wang Yi viajou para a Turquia da cidade sul-africana de Joanesburgo, onde participou do 13º Encontro de Conselheiros de Segurança Nacional e Altos Representantes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
npg/idm/hb