Em declarações à Agência de Imprensa da Etiópia, Kebede lembrou que durante a cimeira que terminou na véspera em São Petersburgo, foram discutidos muitos assuntos centrados nos interesses de África e do país eurasiano.
Sobre os laços entre Adis Abeba e Moscou, ele especificou que ambas as partes trabalham juntas em várias áreas para fortalecer as relações fraternas de longa data, pelo que a delegação chefiada pelo primeiro-ministro Abiy Ahmed presente no evento de alto nível consolidou esses laços.
“Espero que a cúpula tenha um resultado positivo para a Etiópia e outros países africanos”, acrescentou.
A agência de notícias destacou o encontro de Ahmed com o presidente Vladimir Putin, durante o qual ele descreveu a Rússia como um país irmão da Etiópia e expressou esperança de que sua visita à cúpula fortaleça a cooperação entre os dois estados.
Putin, por seu lado, revelou a preparação de todo um pacote de documentos para o país africano, incluindo um acordo intergovernamental sobre segurança da informação, tráfego aéreo, um memorando de entendimento no domínio das tecnologias de informação e comunicação.
Da mesma forma, um roteiro para a cooperação no uso de energia atômica e um protocolo entre os serviços alfandegários.
“Apreciamos muito as relações amistosas de longa data entre a Rússia e a Etiópia, baseadas nos princípios de respeito mútuo e consideração pelos interesses de cada um”, concluiu.
ro/nmr/ml