23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Encontro na República Dominicana com a poesia de Tarek William Saab

Encontro na República Dominicana com a poesia de Tarek William Saab

Santo Domingo, 29 jul (Prensa Latina) O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, reconhecido por sua extensa obra literária e poética, apresentou hoje nesta capital seus livros "Em um paisaje boreal" e "Hoguera de una adolescencia intemporal".

O local escolhido foi a embaixada da Venezuela, onde esta noite dezenas de amigos da nação sul-americana se reuniram para ouvir vários dos poemas reunidos em ambos os volumes na voz do autor.

Ao apresentar o escritor de “Los Ríos de la Ira”, entre outros títulos, o poeta dominicano Chiqui Vicioso destacou a profundidade de seu trabalho e disse que as imagens que ele recria com um estilo único não têm precedentes.

Rafael Nino Félix, ex-vice-reitor da Universidade Autônoma de Santo Domingo (UASD), descreveu Saab como um poeta universal e profundo, um homem que, segundo ele, assume o compromisso com a luta do povo, sem deixar de ser um grande escritor com uma obra enriquecedora que transcende.

Félix evocou os líderes de Cuba e Venezuela, Fidel Castro e Hugo Chávez, respectivamente, e afirmou que é difícil para as potências aceitarem que eles são “os maiores homens do mundo”.

Para o poeta, Fidel (Castro) e Chávez não teriam conseguido fazer sua jornada pela história sem a poesia, que ele considera “uma companheira de luta”.

Foi uma noite de lembranças e anedotas, na qual o escritor Saab declamou vários de seus poemas e agradeceu ao público amigo da Venezuela.

Ele falou da primeira vez que viu Chávez no quartel de San Carlos, em 1992, de suas conversas com Fidel (Castro), a quem considerava um grande amigo, e de sua admiração por Simón Bolívar, de quem disse ser um símbolo presente para todos nós que amamos nossa nação e um exemplo de autoaperfeiçoamento.

Saab contou aos presentes como seu livro “Los hijos del infortunio” surgiu como resultado de uma ideia de Fidel Castro, que, após o trágico terremoto no Paquistão em dezembro de 2005, disse-lhe que gostaria que ele fosse até lá para visitar os campos onde milhares de médicos cubanos atendiam emergências.

Ele lembrou que em 1º de janeiro chegou àquele país e, dessa triste experiência, em que seus olhos viram apenas crianças órfãs, regiões destruídas pelo terremoto, uma paisagem desoladora que, segundo ele, jamais esquecerei, nasceu este volume, com uma tiragem de mais de um milhão de exemplares.

Para Saab, a poesia, a arte e a cultura são instrumentos de emancipação individual e coletiva. Esta noite, o poeta e defensor dos direitos humanos falou.

mem/mpv/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES