A equipa de Santiago vai contar com o atleta olímpico Danny Betancourt, vencedor do terceiro encontro, enquanto os Blues voltarão a entregar a bola ao jovem Silvano Hechavarría, vencido desse encontro.
Considerado o clássico dos clássicos pela rivalidade histórica entre as duas equipes, a partida atraiu grande público nas cinco partidas realizadas nesta cidade, a segunda mais importante do país, e em Havana, onde estiveram presentes mais de 20 mil torcedores.
Os Leões venceram duas vezes como visitantes, mas o Santiago venceu duas vezes no emblemático estádio latino-americano da capital da ilha.
Com o placar de 3 a 2 a seu favor, os Blues jogam hoje focados em alcançar a quarta vitória que lhes garante a luta pelo título contra o Las Tunas, vencedor do Matanzas na outra semifinal.
Será o 31º jogo entre as duas equipes nos playoffs, cujo saldo favorece o Industriales por uma estreita margem de 16 a 14.
Embora sejam os maiores campeões da história da série nacional cubana: Industriales (12) e Santiago de Cuba (oito) não chegam à final há mais de 10 anos.
O Wasps disputou pela última vez o playoff da coroa em 2008, quando derrotou o Pinar del Río por shutout (4 a 0), enquanto os Leones terminaram na prata em 2012, quando foram vítimas do Ciego de Ávila em cinco jogos.
O Industriales tentará evitar um sétimo desafio para espantar o fantasma da final do torneio 1998-1999.
Nessa série, os Blues, comandados como agora por Guillermo Carmona, chegaram à sexta partida com uma vantagem de 3 a 2 e foram superados pelos Wasps no Parque Latinoamericano de Havana.
A partida está marcada para as 18h00 locais. Caso a série esteja empatada, na terça-feira no mesmo horário será a definição da partida.
npg/nrg/ls