Segundo o site Cubaminrex, Marianniz Díaz, cientista do Centro de Imunologia Molecular da ilha caribenha, e Iván Barreto, funcionário do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), chegarão na quarta-feira à cidade, localizada no norte da Ilha Norte da Nova Zelândia.
Os delegados da nação caribenha estão a planear reuniões e eventos públicos com representantes de sindicatos, cientistas, académicos, grupos de solidariedade e funcionários neozelandeses do Ministério dos Negócios Estrangeiros local.
A Sociedade de Amizade de Aotearoa Cuba está a tornar possível este intercâmbio, que lhes permitirá exprimir a sua gratidão pela solidariedade que Cuba recebe há muitos anos dos amigos da Nova Zelândia e partilhar as experiências desta nova geração de cubanos, refere a nota da Cubaminrex.
O convite aos jovens cubanos reconhece os avanços da ilha caribenha no sector da biotecnologia, com a procura de terapias avançadas e vacinas para o tratamento do cancro, da dengue e da Covid-19, entre outras doenças.
Os amigos neozelandeses também destacaram o envolvimento da Nova Zelândia na formação de estudantes de várias nações e a promoção de boas relações com a comunidade internacional.
rgh/lld/glmv