O aumento das tarifas pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) atinge os cidadãos com muita força, pois foi aplicado inesperadamente e de forma chocante, declarou o porta-voz da Central Obrera e Transporte del país, César Sotelo, citado pelo canal GEN.
Ia ser aumentado por fases, mas foi tudo de uma vez. Estão a brincar com os cidadãos, é demasiado abusivo o que estão a fazer. Os que vendem tomates e ovos, o que é que vão ganhar, se tiverem que pagar 200 porcento mais de portagens”, disse o representante do sector, enquanto o MOPC garante que o aumento já estava previsto.
Grupos de manifestantes – informou o dirigente sindical – vão manter-se mobilizados como expressão de protesto, aos quais se juntarão produtores, motoristas de plataformas e outros grupos descontentes com o aumento, enquanto dirigentes do sindicato trocam impressões sobre o assunto na sede do MOPC.
O montante do aumento das portagens é aplicado por categoria a camiões, autocarros, tractores, veículos ligeiros (com ou sem reboque) e outros tipos de transporte com três ou mais eixos.
rgh/apb/glmv