O presidente disse que o trabalho dos oficiais uniformizados será impedir que os membros das gangues deixem o território e cortar todas as linhas de abastecimento dos grupos terroristas.
Nas últimas semanas e como resultado da nossa guerra contra as gangues, Cabañas tornou-se o local com o maior número de células terroristas, que chegaram lá para procurar áreas rurais para se esconder, disse ele.
As operações, acrescentou Bukele, continuarão enquanto as forças uniformizadas conseguirem extrair todos os membros dos bandos, acrescentou.
Cabañas é um departamento de El Salvador que pertence à zona central do país e o cerco deverá abranger a sua extensão territorial de 1.103 quilómetros quadrados.
No domingo passado, dois agentes da Polícia Nacional Civil de El Salvador (PNC) foram feridos durante uma emboscada quando estavam em patrulha na cidade de Ilobasco, departamento de Cabañas.
Entretanto, um relatório da Casa Presidencial indicou na terça-feira que julho de 2023 foi o mês mais seguro da história de El Salvador, e que no período de janeiro até ao presente o país manteve uma taxa de homicídios de 2,2 por 100 mil habitantes.
Numa outra mensagem no Twitter, o presidente disse que se “anualizarmos a taxa de homicídios de janeiro a julho, El Salvador (não há muito tempo o país mais perigoso do mundo) teria 2,2 homicídios por 100 mil habitantes por ano. O país mais seguro das Américas”.
No dia anterior, o PNC informou nas redes sociais que “terminámos a segunda-feira, 31 de julho, com zero homicídios no país”.
rgh/lb.