Em uma reunião de negócios entre delegações de ambos os países na sede da FIEO, que contou com a presença do embaixador Alejandro Simancas, Sahai também reconheceu o enorme potencial existente em vários setores da economia da nação caribenha, principalmente em energias renováveis e biotecnologia.
Os empresários cubanos, representando as áreas de energia renovável, têxteis, mineração, aço, painéis solares, equipamentos elétricos, entre outros, conversaram com seus colegas indianos após a recepção para identificar possíveis conexões que contribuam para o benefício de ambas as nações.
Liderada por Idalberto Pérez, Diretor Geral de Gestão Industrial do Ministério das Indústrias de Cuba, a delegação participou da Conferência Índia-Cuba, organizada pela Organização de Comércio Econômico da Índia (IETO), no dia anterior.
Diversos representantes de empresas indianas de vários setores participaram do fórum e expressaram seu interesse em novas parcerias com a ilha caribenha.
Asif Iqbal, presidente do IETO, destacou os laços profundos entre os dois países e ressaltou a oportunidade de fortalecer os laços comerciais e identificar novos caminhos.
Índia e Cuba são amigos históricos, têm excelentes laços políticos devido a suas posições comuns em favor dos povos do Sul e mantêm contatos estreitos entre si em vários fóruns internacionais, como as Nações Unidas.
Os dois países estão atualmente trabalhando para posicionar os laços econômicos no mesmo nível de seus laços diplomáticos.
mgt/lrd/bm