O incidente ocorreu na tarde de quinta-feira na estrada da Segunda Usina de Bombeamento de Petróleo, na vasta região desértica de Al-Badieh, a sudeste da província de Deir Ezzor, cerca de 450 quilômetros a nordeste de Damasco, a capital.
Em Al-Badieh, aumentam os ataques do Estado Islâmico, Daesh em árabe, organização inscrita na lista do terrorismo internacional, cujos membros, segundo denúncias de Damasco, recebem apoio logístico, proteção e informações de inteligência dos militares estadunidenses na área de Tanef, no leste do país.
Segundo analistas, o Daesh recorreu, desde sua derrota em 2018, à guerra de gangues e ataques com base em instruções claras de inteligência para desgastar as tropas sírias e seus aliados.
Siria enfrenta uma guerra imposta desde 2011, e embora o seu exército, com o apoio dos seus aliados Rússia e Irã, tenha libertado dos radicais a maior parte do território nacional, há alguns ataques que Damasco atribui a grupos apoiados do estrangeiro para continuar a desestabilizar o país.
jha/fm/ls