23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

No aniversário de Fidel Castro 70 anos depois de Moncada

No aniversário de Fidel Castro 70 anos depois de Moncada

Havana (Prensa Latina) Fidel Castro constitui um paradigma para as gerações atuais e seu pensamento hoje é estudado 97 anos após seu nascimento por milhões de pessoas interessadas na história do autor do épico ataque ao quartel Moncada.

Por Marta Denis Valle

Colaborador da Latin Press

O Centro Fidel Castro Ruz conserva milhares de testemunhos dessa personalidade excepcional que em 90 anos de existência emitiu sua extraordinária luz em Cuba e no mundo.

Fidel Alejandro (1926-2016), o líder histórico da Revolução Cubana, reuniu em sua pessoa o estudante, jovem e líder político, que enfrentou a corrupção dos governantes neocoloniais -primeiro- e depois denunciou e enfrentou o golpe militar de março 10 de 1952.

Sem outro caminho, organizou e dirigiu o assalto ao quartel Moncada, na província oriental de Santiago de Cuba, em 26 de julho de 1953, em resposta a uma ditadura que quebrou o chamado jogo democrático-representativo. A sua autodefesa, A História me absolverá, expressa o programa da futura Revolução, centrado nos problemas da terra, da industrialização, da habitação, do desemprego e da saúde do povo.

Em 1956 seremos livres ou seremos mártires, afirmou, e apesar das adversidades antes do final do ano, manteve a promessa de abrir uma frente de guerrilha na Sierra Maestra com um grupo de sobreviventes.

Quando as dificuldades eram enormes, o jovem guerrilheiro triunfou nas montanhas e suas palavras na História me absolverá em grande medida nos primeiros meses após o triunfo revolucionário de 1º de janeiro de 1959.

O triunfo da Revolução significou um passo adiante na História de Cuba, redimiu a luta centenária deste povo; permitiu concretizar sonhos e promessas de justiça social, independência absoluta e soberania nacional.

As gerações passadas, presentes e futuras devem muito ao trabalho cubano e também a toda a humanidade progressista.

SEMPRE FIDEL

As crianças e os jovens admiram Fidel; os atuais protagonistas da nova Cuba querem com orgulho seguir seus passos e também chamam de professor José Martí, que inspirou os moncadistas.

Todos os dias centenas de pessoas o homenageiam no cemitério patrimonial Santa Ifigênia, próximo ao mausoléu do Herói Nacional José Martí; a poucos passos dos túmulos de Carlos Manuel de Céspedes, o Pai da Pátria, e da lendária Mariana Grajales, mãe dos Maceos.

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES