A goleada de 8 a 1 de ontem confirmou a superioridade dos Lumberjacks e colocou a partida com uma vantagem jamais superada em pós-temporadas, embora como dizem os torcedores mais fiéis dos Leões de Havana, sempre há um primeiro tempo.
Os Las Tunas terão hoje Alejandro Meneses, o craque da rotação na ausência de Carlos Juan Viera, contratado no campeonato mexicano de verão.
Meneses arremessou 4,1 entradas no primeiro desafio da final, quando permitiu apenas uma corrida merecida, antes de passar a bola para o vencedor Rodolfo Díaz. Em suas quatro partidas na pós-temporada, ele permitiu apenas duas corridas limpas em 18 entradas.
Seu adversário será Reemberto Barreto, que em sua única atuação contra os Lenhadores conseguiu apenas uma saída e permitiu três corridas merecidas. Nos playoffs, ele assume as funções de titular e apaziguador na surrada equipe de arremessadores do Industriales.
Os Blues da capital precisam que Barreto caminhe pelo menos cinco entradas e saia do jogo com chances de sucesso nas mãos do bullpen comandado por Frank Herrera e do mais próximo Juan Xavier Peñalver.
Parece uma missão difícil para um ataque que produz pouco e deixa muitos running backs em circulação, enquanto persiste a incerteza quanto ao retorno à escalação do ex-jogador da Major League Baseball Yasmani Tomás, embriagado grave.
Apesar da situação desvantajosa da equipa de Havana, espera-se outra concentração notável no emblemático parque desportivo localizado no bairro do Cerro, para o qual os organizadores criaram condições especiais de acesso e circulação de veículos pelas ruas circundantes.
Quantos dias faltam para a final do torneio de beisebol da ilha? A partir das 18:00 hora local, saberemos.
lam/nrg/dna