Com a assinatura do documento sobre a troca de um conjunto de aplicações abertas e bens públicos digitais denominado India Stack, as delegações dos dois países acordaram colaborar nas áreas da transformação digital através do desenvolvimento de infraestruturas e programas de formação, segundo as autoridades indianas.
Eles também resolveram o intercâmbio de melhores práticas, funcionários públicos e especialistas, bem como a promoção de soluções piloto ou de demonstração, entre outras iniciativas, de acordo com o Ministério de Eletrônica da Índia.
Este projeto conjunto dá continuidade às reuniões da semana passada entre o ministro de Estado para Desenvolvimento de Habilidades, Empreendedorismo, Eletrônica e Tecnologias da Informação (TI), Rajeev Chandrasekhar, e o chefe de Transformação Digital de Trinidad e Tobago, Hassel Bacchus, disse a entidade.
Durante a reunião, os dois funcionários revisaram a cooperação bilateral nas áreas de TI e tecnologias emergentes, entre outras áreas.
Na ocasião, Rajeev Chandrasekhar destacou a iniciativa India Stack como um projeto de apoio ao desenvolvimento tecnológico, principalmente em países que estão realizando grandes esforços de transformação digital com vistas à renovação de suas economias e governança.
Segundo o ministro indiano, o projeto permite a criação de um forte ecossistema de startups, desenvolvedores e integradores de sistemas que trabalham na inovação de última geração de elementos digitais.
Desde junho de 2023, a Índia já fez acordos com países como Armênia, Serra Leoa, Suriname e Antígua e Barbuda para compartilhar o India Stack, enquanto as nações da Maurícia e Arábia Saudita estão em estágio avançado para finalizar a cooperação nesse sentido.
Um memorando de entendimento semelhante também foi assinado no mês passado com Papua Nova Guiné aceitando a iniciativa.
mem/lrd / fav