De acordo com uma declaração da polícia publicada na sexta-feira no site do canal de televisão TgCal24, foram apreendidos 150 kg da droga, que estava escondida em um contêiner de bananas, que foi enviado para o porto colombiano deTurbo, localizado no departamento de Antioquia.
A operação foi realizada por membros da Guarda Financeira Italiana, do comando provincial de Reggio Calabria, em coordenação com a Diretoria Distrital Antimáfia (DDA), chefiada pelo promotor público Giovanni Bombardieri.
De acordo com um relatório oficial divulgado em 26 de junho, as apreensões de drogas na Itália em 2022 totalizaram cerca de 75 toneladas, uma queda de 19,17% em relação ao ano anterior, mas as apreensões de cocaína aumentaram para níveis recordes.
A quantidade total de drogas apreendidas chegou a 26,10 toneladas, um número nunca antes registrado, revelou o relatório publicado por ocasião do Dia Mundial das Drogas.
A Itália é confirmada como um ponto de trânsito estratégico no contexto dos fluxos globais de suprimento de cocaína, em virtude dos números impulsionados pelo mercado e das novas parcerias internacionais com Equador, Brasil e Guatemala como os principais países fornecedores, observou o documento.
No último dia 16 de maio, a polícia italiana apreendeu três toneladas da droga no porto de Gioia Tauro, na região da Calábria, divididas em dois contêineres provenientes de Guayaquil, no Equador, e com destino à Armênia.
mgt/ort/bm