O Artigo 223 da Lei Eleitoral e dos Partidos Políticos (LEPP) proíbe a venda ou distribuição de licores, bebidas alcoólicas e fermentadas, bem como o seu consumo em locais públicos.
Esta norma estabelece como prazo as 06h00, hora local, de segunda-feira, 21 de agosto, período em que poderão ser aplicadas fortes sanções e penas de prisão a quem descumprir as disposições.
A Polícia Nacional Civil (PNC) é designada para realizar operações principalmente em casas noturnas, áreas comerciais, parques e áreas públicas.
Os membros deste órgão vão agir contra quem infringir a regra, pelo que vão aplicar multas entre cinco mil quetzales (pouco mais de 635 dólares) a 100 mil quetzales (quase 13 mil dólares).
“Isso sem prejuízo das ações penais que correspondam de acordo com outras leis”, com base nas indicações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os cidadãos detidos por violação do disposto no artigo 495.º do Código Penal serão punidos com prisão de 15 a 30 dias.
A medida, que visa garantir que o processo de votação decorre num ambiente calmo, levou à detenção de 153 infractores no dia 25 de junho, segundo dados oficiais.
Cerca de 9,3 milhões de guatemaltecos vão às urnas amanhã para definir, entre as propostas do partido Movimiento Semilla e da Unidade Nacional de Esperança, o presidente e o vice-presidente.
Bernardo Arévalo e Karin Herrera, da primeira, ou Sandra Torres junto com Romeo Guerra assumiriam seus cargos em 14 de janeiro de 2024, até 2028.
ro/znc/ans