15 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Dia zero, eleições começam na Guatemala após corrida sem precedentes

Dia zero, eleições começam na Guatemala após corrida sem precedentes

Cidade da Guatemala, 20 ago (Prensa Latina) O segundo turno das eleições presidenciais marcará o clima de hoje em toda a Guatemala, com o confronto entre os candidatos Bernardo Arévalo e Sandra Torres, após uma disputa inédita e preocupante.

Começará o dia zero para o partido Semilla (Semente) e a Unidade Nacional de Esperança (UNE), do ex-diplomata e ex-primeira-dama, que aguardará a definição nas urnas dos cerca de 9.361.068 eleitores convocados.

Entre as 07:00 e as 17:00, hora local, estarão abertas as 24.485 mesas distribuídas em 3.482 estabelecimentos credenciados nos 22 departamentos do país.

O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) desta nação centro-americana convidou 90.708 guatemaltecos a participar em 33 centros em 15 cidades dos Estados Unidos.

Terá continuidade o sistema informatizado de Transmissão de Resultados Preliminares (TREP), cuja aquisição, simulação e execução ainda na primeira fase recebeu críticas e até investigação do Ministério Público (MP).

O TSE divulgará os resultados preliminares a partir das 21h, horário local, e as audiências de instrução estão marcadas para os dias 21 a 25 deste mês.

Mobilizaram mais de 42.000 militares fardados a Polícia Nacional Civil para garantir as condições de segurança, enquanto o Ministério do Interior vai priorizar as zonas onde possa ocorrer algum tipo de perturbação.

Precisamente devido às anomalias informadas em 25 de junho, os sufrágios municipais serão repetidos em San José del Golfo, departamento da capital; San Martin Zapotitlán (Retalhuleu); Yepocapa (Chimaltenango); San Pablo Jocopilas (Suchitepéquez) e San Bartolomé Jocotenango (Quiché).

A Missão de Observação Eleitoral da Guatemala (MOE-Gt) alertou sobre possíveis focos de violência e conflito em torno da votação presidencial devido à série de ações empreendidas pelo MP.

Mais de oito mil especialistas nacionais e internacionais vão acompanhar essas eleições em todo o território, mais do que no primeiro turno e aquelas com maior fiscalização da história, o que dá certeza, segundo o TSE.

Apesar das manobras contra, Arévalo liderava Torres nas pesquisas, com 64,9% das intenções de voto, contra 35,1% do rival.

O acadêmico, descrito como progressista, num discurso de encerramento da campanha perante milhares de apoiantes, assegurou que o caminho está apenas a começar e a partir de 14 de janeiro vão continuar “juntos na construção de uma primavera”.

A sua proposta tem como objetivo transversal o combate à corrupção, para que a economia cresça e torne o país mais competitivo.

Torres prometeu que vai promover programas de ajuda econômica e entrega de alimentos às famílias menos favorecidas, que vai trabalhar para melhorar a segurança e fortalecer o turismo e as infra-estruturas.

mem/znc/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES