Na comuna de Cañete, na região de Biobío, um bombeiro de 23 anos perdeu a vida ao ser arrastado pelas águas do rio Cayucupil enquanto tentava salvar um cordeiro.
O jovem conseguiu ser socorrido com vida pelos companheiros e transferido para o hospital, onde morreu vítima de parada cardíaca. Devido às chuvas, que durarão até terça-feira, as autoridades decretaram alerta amarelo em cinco regiões: Valparaíso, Metropolitana, O’Higgins, Maule, Ñuble e Biobío, o que permite mobilizar os recursos necessários para intervir em função da evolução do evento.
Em toda a área afetada há cerca de 10 mil residências sem fornecimento de energia elétrica, principalmente na Região Metropolitana, onde fica a capital.
Segundo balanço do Comitê de Gestão de Riscos, há seis casas atingidas pelas enchentes e 21 centros educacionais com graves danos estruturais.
Cerca de 20 estradas apresentam interrupções e o Ministério das Obras Públicas mobilizou 318 máquinas e 41 equipes para os trabalhos de desobstrução, especifica o relatório.
lam/car/hb