Do aeroporto internacional Rafik Hariri, o chefe da legislatura, Nabih Berri, e o primeiro-ministro interino, Najib Mikati, partiram de helicóptero para a equipe de perfuração, localizada em águas mediterrâneas a 120 quilômetros da capital.
A delegação incluiu também o ministro da Energia e Águas, Walid Fayyad, na continuação dos preparativos de perfuração no bloco nove, revelou a Agência Nacional de Notícias.
Segundo a empresa francesa TotalEnergies, os trabalhos de busca terão início no final deste mês e um helicóptero operado pela Gulf Helicopters fará o transporte dos materiais necessários para a plataforma.
A empresa francesa é a principal operadora do consórcio internacional formado pela Qatar Energy e pela italiana Eni para explorar petróleo e gás em águas nacionais. Atualmente, como detentoras dos direitos no bloco nove, a operadora TotalEnergies e a Eni detêm uma participação
de 35%, enquanto a Qatar Energy adquiriu uma participação de 30%, após o acordo de demarcação entre a nação dos cedros e Israel.
lam/yma/ls