O Centro Fidel Castro na capital sediou o lançamento do texto, dedicado pelo autor ao líder histórico da Revolução Cubana, que ele descreveu como um homem imenso, uma figura-chave na batalha internacional e na de seus compatriotas pela libertação dos Cinco.
Durante a reunião, Labañino relembrou os anos difíceis de prisão injusta que ele e seus quatro irmãos de causa viveram em prisões de segurança máxima nos Estados Unidos e enfatizou seu orgulho em ser fiel ao exemplo de respeito, dignidade e coragem de Fidel Castro.
Disse que, nesse contexto, esses valores e o amor de sua família e de seu povo, bem como a solidariedade internacional, foram as principais alavancas para a resistência e a vitória.
A mensagem que deixo é que, onde quer que estejamos, as três gerações que estão aqui hoje devem sentir um grande orgulho de ser um homem, uma mulher, um soldado de Fidel, observou ele.
O livro foi apresentado pelo historiador Elier Ramírez, vice-diretor do Centro e autor do prefácio.
Labañino, vice-presidente da Associação de Economistas e Contadores de Cuba, está preso nos Estados Unidos desde 1998, juntamente com os heróis Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Fernando González e René González, conhecidos como Os Cinco por um amplo movimento internacional pela sua libertação.
ro/evm/bm