Em seu discurso na sessão plenária de abertura da 15ª Cúpula do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o dignitário previu um futuro promissor para o grupo: derrubar barreiras, revitalizar economias, inspirar inovações e criar oportunidades.
Modi também sugeriu iniciativas para fortalecer a cooperação entre os Brics em áreas como espaço, educação, desenvolvimento de habilidades e tecnologia, medicina tradicional e proteção de grandes felinos.
Ele pediu a criação de um Consórcio de Exploração Espacial para trabalhar para o bem global em áreas como pesquisa espacial e monitoramento climático.
Indicou que o trabalho já está em andamento em projetos como o estabelecimento do satélite do Brics, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas e o reconhecimento mútuo de produtos farmacêuticos, que estão gerando mudanças positivas na população de nossos países.
Modi também colocou à disposição dos membros do grupo os programas tecnológicos implementados na Índia para o desenvolvimento da educação.
Entre as inovações, o primeiro-ministro indiano mencionou a plataforma digital Diksha para o compartilhamento de conhecimento com crianças em áreas remotas e rurais, bem como a Bhashini, baseada em inteligência artificial, com o objetivo de eliminar as barreiras linguísticas, disse ele.
Para o setor de saúde, a Índia impulsionou o CoWIN para facilitar a vacinação da população e o setor de prestação de serviços públicos foi revolucionado por meio da infraestrutura pública digital com o India Stack, acrescentou.
mem/lrd/bm