Em conferência de imprensa, presidida pelo Coordenador Nacional do CDR, o Herói da República de Cuba Gerardo Hernández, assegurou-se que o evento da maior organização de massas da ilha caribenha contará com delegações de 12 nações da América Latina, Estados Unidos, Ásia e Europa.
Após as sessões do grande evento – agendado para 26-28 de setembro – serão realizados encontros de solidariedade pela unidade, paz e integração dos povos, promovidos por estes grupos solidários com a ilha das Caraíbas.
A manhã de 29 de setembro será consagrada ao intercâmbio de planos de trabalho com grupos sociais, entre os quais a Frente Patriótica Vietnamita e a Frente de Desenvolvimento do Laos, que mantêm laços mais estreitos com os CDR.
Será também uma oportunidade para reforçar os laços com outras associações que desempenham papéis sociais semelhantes, como a Câmara Cívica Russa, com a qual se realizaram recentemente intercâmbios de delegações, disse Hernández.
Na tarde do mesmo dia, será realizada a reunião anual da Frente Continental de Organizações Comunitárias (FCOC), que deverá contar com a presença de cerca de 38 ativistas comunitários do Brasil, México, Uruguai, Equador, Estados Unidos, Espanha, Rússia, Vietname e Laos.
Segundo Hernández, que também é membro do Conselho de Estado, o congresso contará com a presença de 480 delegados e 120 convidados de todas as províncias cubanas, que já realizaram um forte movimento de massas para fortalecer e revitalizar a organização.
O conclave reunir-se-á em três comissões de trabalho que avaliarão a política de quadros da organização, as tarefas económicas, o trabalho ideológico ligado à assistência a crianças, adolescentes e jovens, a vigilância revolucionária e o trabalho preventivo, disse o líder do CDR.
ro/lld/mb