24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Líbano rejeita independência do trabalho das Forças da ONU

Onu1

Líbano rejeita independência do trabalho das Forças da ONU

Beirute, 26 ago (Prensa Latina) O Líbano rejeitou a independência do trabalho da Força Interina das Nações Unidas (Unifil) que opera no sul de seu território, informou hoje a mídia local.

No início das suas reuniões em Nova Iorque, em preparação para a sessão de renovação do comando internacional, o Ministro dos Negócios Estrangeiros Abdullah Bou Habib insistiu na necessidade e importância da UNIFIL coordenar as operações com o governo libanês representado pelo Exército.

Bou Habib sublinhou que a estabilidade no sul da nação responde ao bom relacionamento entre a Força Provisória, as autoridades e o povo do Líbano; bem como na visualização das fronteiras terrestres.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros indicou que a renovação do mandato da Unifil por mais um ano, como é habitual, consta do Capítulo VI da Carta das Nações Unidas, uma vez que o pedido de renovação parte do governo libanês.

Sobre esta questão, ele enfatizou o interesse do Líbano na liberdade de movimento da UNIFIL em coordenação com o Exército de uma forma que preserve a soberania nacional e a segurança do seu pessoal.

O ministro reconheceu a contribuição da sua estadia em solo nacional para pôr fim às atuais tensões derivadas da passagem da fronteira por Israel.

A propósito, ele destacou que o Líbano exigiu durante as reuniões tripartidas em Ras al-Naqoura sob os auspícios das Nações Unidas a conclusão das negociações para abordar a questão dos pontos controversos e reservados relacionados com a Linha Azul, mas o lado israelita não o fez. responder.

Por isso, o ministro das Relações Exteriores pediu aos membros do Conselho de Segurança em suas sessões que trabalhassem para concluir as conversações sobre o assunto.

Em meados do mês, o coordenador do governo libanês junto à UNIFIL, Brigadeiro General Mounir Shehadeh, apresentou os pontos sobre os quais o Estado tem reservas e as violações israelenses.

Em 19 de março de 1978, o Conselho de Segurança da ONU estabeleceu o comando internacional para confirmar a retirada israelense do território libanês; bem como para restaurar a paz e a segurança internacionais.

Após a guerra de 2006, o organismo multilateral reforçou o mandato da UNIFIL ao abrigo da resolução 1701, atribuindo-lhe tarefas adicionais ao lado das Forças Armadas Libanesas no sul do Líbano.

Através dos seus mecanismos de ligação e coordenação, a Unifil constitui a única forma de encontro oficial dos exércitos libanês e israelita, como ponto essencial de gestão de conflitos e de construção de confiança.

ro/yma/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES