O Senado aprovou no dia 24 de agosto a previsão provisória do salário mínimo. O presidente da Câmara Jaques Wagner, líder do Governo naquele órgão legislativo, manteve o texto anteriormente aceite na Câmara dos Deputados.
A ordem temporária determina o valor do novo pagamento em 1.320 reais (cerca de 272 dólares), com vigência a partir de 1º de maio.
A mudança significa um aumento de 2,8% em relação ao valor definido na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Uma medida provisória tem força de lei imediata quando é assinada pelo presidente do país, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para não perder a validade.
Na sessão, os parlamentares criticaram o prazo apertado para sua aprovação, que expiraria em 28 de agosto, e defenderam que o Senado fosse mais rígido, pedindo que fosse analisado mais rapidamente.
O relator, deputado Merlong Solano, incluiu no conteúdo a valorização permanente do salário mínimo, nos moldes do modelo adotado entre 2007 e 2019.
Tal cálculo inclui, além da inflação acumulada do ano anterior, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), garantindo que todos os anos haja uma avaliação real do mínimo.
Outro ponto incorporado na redação foi o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas.
Pela nova regra, os trabalhadores que têm renda mensal de até 2.640 reais (cerca de R$ 542) ficam livres para declarar o IR no próximo ano, o equivalente a dois salários mínimos. Atualmente, o limite é um e meio.
A versão anterior do texto, aprovada em comissão especial, continha também alterações na tributação das aplicações financeiras no exterior, chamadas offshore.
Porém, como não houve acordo entre os líderes partidários, o fragmento foi retirado.
O imposto offshore será debatido por meio de projeto de lei, a ser enviado pelo Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo.
Pela proposta, devoluções de até 6 mil reais (pouco mais de 1.230 dólares) seriam isentas de impostos.
Para Lula, aumentar esse pagamento mínimo mensal é um compromisso com o povo brasileiro, levando em conta as novas formas do mercado e a invariável transformação na dinâmica de trabalho. A promessa foi um dos princípios de sua campanha.
mgt/ocs/ls