23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cruz Vermelha critica medida israelense a prisioneiros palestinos

Cruz Vermelha critica medida israelense a prisioneiros palestinos

Ramallah, 2 sep (Prensa Latina) O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) instou hoje Israel a proteger os direitos dos prisioneiros palestinos e a respeitar o direito humanitário, após uma nova medida adotada por aquele país contra os presos.

Segundo o Direito Internacional Humanitário, os detidos palestinianos são pessoas protegidas e podem comunicar com as suas famílias, afirmou o CICV num comunicado.

A declaração é uma resposta à decisão do Ministro da Segurança Nacional israelita, Itamar Ben-Gvir, de limitar as visitas familiares dos prisioneiros palestinianos a uma vez a cada dois meses, o dobro do que está atualmente planeado.

O organismo internacional afirmou que “só nos primeiros seis meses de 2023, mais de 29.000 familiares puderam visitar reclusos (palestinos) nas prisões israelitas”.

O governo palestino, partidos e organizações condenaram veementemente a nova medida ontem.

As ações racistas anunciadas pelo ministro racista contra os nossos detidos ameaçam fazer explodir a situação, alertou o secretário-geral do Comité Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Hussein al-Sheikh, na rede social X (antigo Twitter).

Osama al-Qawasmi, membro do Comité Político da OLP, considerou que a medida demonstra a mentalidade racista em Israel e garantiu que é um novo exemplo do seu programa fascista e colonial contra o povo palestiniano.

Entretanto, Qaddura Fares, presidente da Comissão para os Assuntos dos Prisioneiros e Ex-Prisioneiros, estimou que o objetivo “é infligir sofrimento aos detidos e às suas famílias” e garantiu que o povo palestiniano não desistirá nem abandonará a luta pela dignidade e pelos direitos dos seus compatriotas nas prisões.

Segundo o diário israelita Yedioth Ahronoth, as visitas ocorrerão apenas uma vez de dois em dois meses, o que duplica o tempo de espera e afetará cerca de 1.600 dos quase 5.000 reclusos palestinianos.

Ben Gvir adotou a nova política, que terá início no próximo domingo, sem consultar as forças de segurança e com a oposição da diretora do Serviço Penitenciário, Cathy Perry, sublinhou o jornal.

leg/rob/ans

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES