O primeiro evento desse tipo a ser convocado pela União Africana (UA) e sediado pelo Quênia, conta com a participação de mais de 20 chefes de estado e de governo, do secretário-geral da ONU, António Guterres, e da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.
O atual chefe da UA e líder das Comores, Azali Assoumani, e líderes de organizações internacionais também estão participando até 6 de setembro em Nairóbi.
Moussa Faki Mahamat, presidente da Comissão dessa organização política africana, à margem do evento, conversou com Guterres no dia anterior sobre como manter o ímpeto após e antes das reuniões anuais da Assembleia Geral da ONU, do G20 e da Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP28).
Mahamat disse em sua conta na mídia social X que eles trocaram opiniões sobre questões relacionadas à paz global, segurança e governança.
A Cúpula Africana sobre o Clima tem como objetivo forjar uma posição comum antes das próximas conferências globais e discutir como financiar as prioridades ambientais do continente. Ela ocorre paralelamente à Semana do Clima da África, organizada pela ONU.
mv/nmr/bm