23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Começou em Cienfuegos o estudo com a vacina cubana Quimi-Vio

Começou em Cienfuegos o estudo com a vacina cubana Quimi-Vio

Cienfuegos, Cuba, 5 set (Prensa Latina) Um estudo de intervenção com a vacina antipneumocócica Quimi-Vio em crianças de um a cinco anos de idade, desenvolvida pelo Instituto Finlay, começou hoje na província central cubana de Cienfuegos.

Este imunogénio, produzido na ilha das Caraíbas pelo Instituto Finlay, protege mais de 11 mil crianças em Cienfuegos de doenças como a meningite, a pneumonia e a otite média aguda causadas pelo pneumococo.

O ciclo inclui a administração de duas doses para bebés dos 12 aos 23 meses de idade, com um período intermédio de oito semanas, enquanto as crianças até aos cinco anos de idade receberão uma única injeção.

Vicente Vérez Bencomo, diretor do Instituto de Vacinas Finlay, salientou que o centro colabora com as instituições de saúde de Cienfuegos há vários anos e que vêem uma grande capacidade e vontade de realizar aqui estudos como este, tal como fizeram há dois anos nesta província no ensaio clínico das vacinas cubanas contra a Covid-19.

Este processo prolongar-se-á até ao próximo mês de novembro nas 20 policlínicas do território do Centro de Acero e noutros locais clínicos, por exemplo, nos círculos infantis dos oito municípios.

Vérez Bencomo explicou à imprensa que um estudo de intervenção é um tipo de ensaio clínico eventual, que monitoriza os participantes no futuro, e que normalmente se centra em grupos de pessoas de alto risco.

María Eugenia Toledo, Investigadora Principal do Estudo Clínico no Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí, disse que, entre 2017 e 2018, Cienfuegos imunizou mais de 91 porcento da população pediátrica de um a cinco anos com Quimi-Vio numa campanha semelhante, pelo que existe uma ampla experiência no pessoal de saúde envolvido.

Toledo destacou a experiência de aplicar esta vacina também nos Círculos Infantis, onde as crianças podem ficar sob os cuidados da enfermeira da instituição educacional.

O Instituto de Vacinas Finlay faz parte do Grupo Cubano de Biotecnologia e Indústrias Farmacêuticas (Biocubafarma).

Em resposta à pandemia da COVID-19, os seus cientistas e outras organizações cubanas propuseram-se desenvolver vacinas específicas contra o SARS-CoV-2, o vírus que causou a doença.

Por seu lado, o Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí, uma instituição de âmbito internacional, promove serviços rápidos, especializados e de alta tecnologia em diagnóstico, cuidados médicos, ensino e desenvolvimento de investigação, destinados à prevenção, controlo e eliminação de doenças transmissíveis.

rgh/sbd/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES