Foi no dia 20 de agosto, em Sydney, que o Vermelho espanhol alcançou o cetro pela primeira vez na história, algo que o país ibérico só havia obtido na categoria masculina há 13 anos, na África do Sul 2010.
Mas justamente nesse mesmo dia a polêmica eclodiu com um beijo não autorizado do então presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, à jogadora Jenni Hermoso, além de seus gestos obscenos no camarote presidencial que dividia com a rainha Letizia.
Vilda opinou que sua interrupção de funções é injusta, ele não esperava e que havia contrato para sua renovação por quatro temporadas, após a conquista da Copa do Mundo.
Os rumores sobre sua saída, porém, cresciam a cada minuto, principalmente por ter aplaudido Rubiales durante a Assembleia da RFEF em 25 de agosto, quando se supunha que a federação deveria anunciar sua renúncia.
“Estou tão bom quanto possível depois de ser campeão mundial há 16 dias, há 10 dias ter sido renovado por mais quatro anos com um salário maior e ter sido demitido injustamente”, declarou ao espaço “El Larguero”, do estação de rádio BE.
“Eu me via com força para jogar na Liga das Nações e nos Jogos Olímpicos”, disse ele.
Quanto aos aplausos de pé, Rubiales, assim como o seu colega da seleção masculina, Luis de la Fuente, que permanece no cargo, justificaram que “nunca aplaudirei nada machista e nunca aplaudirei nada que vá contra o feminismo, entendendo-o como uma luta pela igualdade e equidade”.
“Eu não sabia o que iria acontecer naquela Assembleia. Achei que íamos passar por uma demissão, e muita gente pode se sentir atingida por um acontecimento no qual há muita gente, você está na linha de frente, o discurso do seu chefe é dirigido a você e ele está deixando público que valoriza você”, explicou ele.
Por outro lado, aproveitou para felicitar Montsé Tomé, que foi o segundo treinador da equipe, pela sua nomeação como novo diretor técnico da equipe.
“Mereceu. Ele tem a capacidade de fazer isso muito bem. Acho que têm grandes desafios pela frente e uma equipe bem formada”, destacou Vilda.
oda/ft/cm