Pertencem à Central Solar de Noor, uma das maiores do mundo, que se estende por oito quilómetros quadrados perto da cidade de Sweihan.
A construção do projeto começou em agosto de 2017 e colocámos toda a central em funcionamento em 13 meses, graças à tecnologia que utilizámos para nos orientar na execução da fundação e na construção da estrutura de montagem dos módulos fotovoltaicos, detalhou o CEO da Sweihan Power Company, Abdulla Al Kayoumi.
No total, produz mais de 1 200 megawatts, que são armazenados para garantir um fluxo constante de energia; cerca de 90 000 famílias do emirado beneficiam da eletricidade aqui produzida.
Podem imaginar que a construção de tudo isto foi uma tarefa árdua; a dimensão do projeto é de oito quilómetros quadrados e tivemos de recorrer a diferentes tecnologias para terminar a tempo e dentro do orçamento”, disse Al Kayoumi.
Assim, acrescentou, a tecnologia não só fez parte da conceção do projeto, mas também da construção da central, especialmente porque esta central é a primeira do seu género.
O especialista indicou ainda, em entrevista exclusiva à Prensa Latina, que os promotores deste projeto decidiram construí-lo numa única fase e de uma só vez.
Como resultado, a capacidade de produção é vendida à Emirates Water and Electricity Company a um preço muito competitivo.
Exportamos a nossa eletricidade para a transferir para a rede nacional do emirado de Abu Dhabi”, afirmou.
O mega projeto de energia solar faz parte dos cinco pilares estabelecidos pelo governo de Abu Dhabi para atingir o objetivo comum dos Emirados Árabes Unidos de se tornarem neutros em carbono até 2050.
rgh/rrj/glmv