Messi, um dos principais elementos da seleção albiceleste que venceu o Campeonato do Mundo de 2022 no Qatar, aparece numa lista que inclui também o norueguês Erling Haaland e os franceses Kylian Mbappé e Karim Benzema.
Três outras estrelas argentinas fazem parte da lista: os atacantes Julian Alvarez e Lautaro Martinez e o goleiro Emiliano Martinez.
O capitão da equipa de Rio de la Plata, de 36 anos, deixou o futebol europeu no final da época passada, quando o seu contrato com o Paris Saint-Germain terminou, e aceitou uma proposta para jogar no Inter Miami da Major League Soccer, nos Estados Unidos.
Os 30 finalistas não incluem o português Cristiano Ronaldo, o eterno rival de Messi, pela primeira vez desde 2003.
A revista France Football atribui o prémio aos homens todos os anos desde 1956 e às mulheres desde 2018, quando a norueguesa Ada Hegerberg se tornou a primeira vencedora.
O prémio não foi atribuído em 2020 devido à pandemia.
A espanhola Aitana Bonmatí, proclamada a melhor jogadora de futebol da Europa, é uma das seis jogadoras de Espanha, recente detentora do título universal, nomeadas para o prestigioso prémio.
Grata e orgulhosa por ter sido nomeada ao lado de tão grandes jogadoras”, disse Bonmatí nas redes sociais.
A espanhola Alexia Putellas, duas vezes vencedora do prémio, não entrou na lista depois de ter perdido a maior parte da época com uma lesão no joelho esquerdo.
rgh/am/glmv