Alcaraz derrotou o alemão Alexander Zverev por 6-3, 6-2, 6-4 nas quartas de final em sua melhor partida do torneio, mas agora terá que subir ainda mais de nível contra o moscovita, que na rodada anterior passou acima de seu compatriota Andrei Rublev (6-4, 6-3 e 6-4).
O ibérico, atual campeão, chegou às semifinais do quarto Grand Slam da temporada após uma turnê norte-americana irregular, com derrotas para o americano Tommy Paul em Toronto e chegando à final em Cincinnati, onde perdeu para Novak Dkojovic e sofreu em todos as partidas anteriores ao duelo contra os Balcãs.
O número um do mundo caiu apenas para o russo em Wimbledon 2021, em seu início na elite profissional, mas o superou na final do Indian Wells Masters e nas semifinais do British Open nesta temporada.
Alcaraz, de 20 anos, acumula seis títulos nesta temporada, quatro para o russo, e um saldo de vitórias e derrotas de 53/6 contra 49/11 do rival.
O craque espanhol disputará sua 50ª partida em Grand Slams e, se tiver sucesso, igualará as 42 vitórias conquistadas no mesmo período pelo estadunidense John McEnroe, já à frente de Djokovic (38-12), seu compatriota Rafaekl Nadal (40-10 ) e o suíço Roger Federer (34-16).
Na outra semifinal de hoje, o estadunidense Ben Shelton, 47º colocado, enfrentará o sérvio Novak Djokovic, segundo colocado do ranking e que ao final da disputa subirá ao topo da classificação profissional.
Lam/am/ls