A segunda edição do evento, que se realizará nos dias 16 e 17 de setembro na cidade balnear de Varadero, é uma das mais importantes do seu género na zona pan-americana e reforça a posição de Cuba como destino turístico para eventos desportivos.
Numa conferência de imprensa, a directora da agência Havanatur, uma das organizadoras do evento, Marleny Milián, explicou que, para a organização deste Gran Retto de Aguas Abiertas, é dada ênfase à alimentação em cada hotel, uma vez que os atletas necessitam de dietas especializadas.
Os hotéis Villa Cuba, Las Morlas, Solymar, Los Delfines e Starfish receberão os participantes na competição aquática, que, além de finalizarem os detalhes gerais de alimentação, terão áreas de recuperação após as competições, onde serão oferecidas frutas tropicais e bebidas isotónicas, disse ela.
Edy Carrozano, diretor comercial da Sociedad Mercantil Cubadeportes SA, informou que, como actividades colaterais do Gran Retto, serão realizados na cidade turística de Varadero um festival de mar e praia, a corrida Milla de la Cerveza, uma competição de patinagem de estafetas e um campeonato de dominó.
O diretor de programação desportiva do Instituto Nacional de Desporto, Educação Física e Recreação, Eduardo Bertot, sublinhou o papel da assistência médica especializada, o trabalho da Cruz Vermelha e da empresa comercial cubana Asistur para a aquisição de seguros que garantam a saúde dos atletas que enfrentam este desafio num ambiente natural.
Durante a estreia do evento em 2022, o diretor da marca Gran Retto, Luis Mario Villareal, disse que Varadero é um local ideal para este tipo de competição de águas abertas graças ao seu clima imbatível, razão pela qual se espera que o evento seja realizado anualmente, um objetivo que em breve será alcançado.
lam/ads/glmv