Harris, juntamente com autoridades municipais, bem como familiares das vítimas, sobreviventes e residentes, participaram do evento que aconteceu no Memorial localizado no Marco Zero.
O Memorial às Vítimas do 11 de Setembro é composto por duas fontes de granito preto onde os nomes dos falecidos estão gravados em bronze e foram construídas exatamente no mesmo local onde anteriormente foram erguidos o World Trade Center ou as Torres Gêmeas, como era conhecido.
Ambas as torres (norte e sul) são cercadas por árvores, incluindo a Árvore da Sobrevivência, a única da área que sobreviveu aos ataques.
Após o toque de três sinos, todos observaram um minuto de silêncio e foram lidos os nomes dos falecidos, embora os restos mortais de mais de mil mortos durante a tragédia ainda permaneçam sem identificação.
Naquele dia, um grupo de 19 terroristas sequestrou quatro aviões comerciais; Dois deles colidiram com as Torres Gêmeas e um com o Pentágono nesta capital, enquanto um quarto avião caiu na Pensilvânia.
“Nunca esqueceremos as 2.977 vidas perdidas há 22 anos no Marco Zero, em Shanksville e no Pentágono”, escreveu Harris na sua conta na rede social X (antigo Twitter).
“Continuamos em dívida com os heróicos socorristas e nossos corações estão com os familiares e amigos que perderam seus entes queridos”, acrescentou ele em sua mensagem.
Na verdade, o Secretário da Defesa, Lloyd Austin, prestou homenagem esta manhã, numa cerimônia realizada no Pentágono, aos que morreram nos ataques, e houve também uma cerimônia fúnebre em Shanksville, Pensilvânia.
O presidente Joe Biden ordenou que a bandeira fosse hasteada a meio mastro naquele dia e declarou 11 de setembro de 2023 como o Dia do Patriota e o Dia Nacional de Serviço e Memória.
Biden fará uma parada no Alasca para a comemoração do 11 de setembro na Base Conjunta Elmendorf-Richardson em Anchorage, a caminho de Washington, depois de participar da Cúpula do G20 em Nova Delhi, na Índia, e de visitar o Vietnã no dia anterior.
Segundo registros, o voo 11 da American Airlines colidiu com a Torre Norte às 8h46; Às 9h03, o segundo avião, o voo 175 da United Airlines, colidiu com a Torre Sul, desabando imediatamente.
Pouco depois, o voo 77 da American Airlines colidiu com o Pentágono às 9h37, e às 10h03, o voo 93 da United colidiu com um campo em Shanksville, Pensilvânia.
Pela primeira vez, os Estados Unidos sofreram em primeira mão as consequências do terrorismo, que tem sido, em muitos casos, uma arma ao serviço de Washington contra outras nações do mundo.
mem/dfm/ls