O procedimento foi realizado no complexo hospitalar Cardenal Alexandre do Nascimento, na província de Luanda, e envolveu cerca de 20 profissionais de saúde.
De acordo com declarações feitas à emissora de televisão TPA pelo diretor do serviço cardiovascular da instituição, Valdano Manuel, essa é a primeira cirurgia realizada em um bebê com seu peso e idade, cuja vida estava em risco devido ao cateterismo (objeto estranho), que poderia ter atingido o pulmão e causado sua morte.
A operação foi bem-sucedida e salvou a vida da recém-nascida, que pesava quatro quilos e 200 gramas e chegou ao hospital vinda de uma clínica particular, onde foi constatado que ela tinha um corpo de 23 centímetros.
Durante cerca de três horas, a equipe médica trabalhou na cirurgia e teve que lidar com situações complexas, como o pequeno tamanho do coração e a anestesia.
Considerada estável, ela poderia receber alta da terapia intensiva em 48 horas.
Inaugurado em 30 de novembro de 2021, o Complexo Hospitalar Cardenal Dom Alexandre do Nascimento para Doenças Cardio-Pulmonares conta com cerca de 1.890 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e equipe administrativa.
mem/kmg/bm