O prêmio foi entregue na noite de segunda-feira em uma cerimônia como parte da comemoração do 44º aniversário da fundação da Polícia Nacional da Nicarágua.
De acordo com a ordem 006-2023, lida pelo vice-presidente Rosario Murillo, a distinção foi concedida a Anatolievich em reconhecimento ao apoio e à cooperação prestados à polícia dessa nação centro-americana.
Acrescentou que, com especial interesse, simpatia e dedicação, o Secretário de Estado russo aprofunda os laços de amizade, solidariedade e cooperação mútua, o que tem servido para fortalecer, modernizar e desenvolver a instituição policial na luta contra o crime organizado.
De acordo com o documento, a Polícia Nacional concede essa medalha a personalidades nacionais ou estrangeiras de destaque que contribuem para o fortalecimento da institucionalidade da segurança cidadã dos nicaraguenses.
Durante o evento, o chefe de Estado destacou a colaboração de Moscou com o Centro de Treinamento do Ministério do Interior da Rússia, sediado em Manágua, na luta contra o crime transnacional.
lam/ybv/bm